Histórico e Apresentação


Localizada no extremo leste do Estado do Tocantins - Brasil, especificamente no Município de São Félix, a formação rochosa (morro testemunho) em forma de uma catedral deu o sentido ao nome desse projeto de conservação, ecoturismo e campo de pesquisa: Fazenda Ecológica Catedral do Jalapão.


Visão

Tornar-se uma referência de negócio sustentável com práticas alternativas de uso do solo e atividades de turismo educativo na natureza.

Missão

Constituir-se num campo de provas para atividades produtivas sustentáveis aliadas ao valor científico de sua composição geomorfológica, florística, paleontológica e de percepção ambiental.
eagle_fly_md_wht.gif (10598 bytes)



Descrição Geral


Segundo pesquisas paleontológicas na região, a área está localizada numa transição de falha geológica que marca um processo de desprendimento de camadas tectônicas que geraram um rebaixamento do nível de base original do relevo da região em eras geológicas passadas. A própria forma catedral da frente da escarpa é um espelho do corpo rochoso que foi erodido e serve de testemunho da continuidade da serra. Há outros indícios da antiga forma que até a atualidade passa por um desgaste rochoso (processo de intemperismo), assemelhando-se a ruínas de pedras arenosas. Esses estudos apontam que essa porção erodida já foi dunas e hoje se encontra recoberta por uma vegetação rala, chamada de Campo Limpo e Campo Sujo na classificação do Bioma Cerrado.





Conservação Ambiental





A propriedade tem como seu limite ao sul o Rio Soninho, constituindo-se como parte da Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Jalapão, tendo a ocorrência de quatro corredeiras e estando a dois quilômetros do encontro com o Rio Novo, cujo vértice do encontro é formado por uma ilha. Esta inserida no Corredor Ecológico Jalapão - Chapada das Mangabeiras.
Desde o ano de 2005 paulatinamente a fazenda vem sendo preparada para transformar-se numa Fazenda Ecológica em busca da convergência de alternativas de uso do solo com um modelo conservacionista pioneiro na região. Em 2007 foi a primeira propriedade na região a ter aprovada seu Licenciamento Florestal com a averbação da Reserva Legal e da APP, perfazendo nisso uma proporção maior de 50% de área preservada. Na sequência os seus proprietários entraram com um processo de criação da Reserva Particular de Patrimônio Natural - RPPN Catedral do Jalapão, sendo aprovado pelo ICMBIO e declarada como tal em 28 de Julho de 2010.


Terapia Ambiental

Terapia Ambiental
"Pense como uma montanha". Arne Naess